Nossa abordagem de sustentabilidade é incorporar nosso propósito: “Temos o compromisso de tornar os alimentos seguros e disponíveis em todos os lugares e prometemos proteger o que é bom: protegendo os alimentos, as pessoas e o planeta”.
Nosso propósito guia nossas decisões de negócios, unifica nosso pessoal e continua a ser a força motriz por trás das nossas inovações. É central para nossa Estratégia 2030 e seus quatro pilares de qualidade, sustentabilidade, integração e otimização e inovação.
Nossa abordagem de sustentabilidade leva em consideração as expectativas de nossos stakeholders e os tópicos ambientais, sociais e de governança (ESG) mais relevantes para nosso setor. No coração de nossa abordagem de sustentabilidade, consideramos as interconexões e interdependências de cinco áreas de foco, que estão alinhadas com nosso objetivo e onde a Tetra Pak mais pode contribuir: sistemas de alimentos1, natureza, clima, circularidade e sustentabilidade social.
A Tetra Pak permanece comprometida com o monitoramento, o gerenciamento e o relatório de nossas cinco áreas de foco. Como parte desse compromisso com a abertura e a transparência, realizamos regularmente uma avaliação formal e independente da materialidade para garantir que estamos abordando esses tópicos de maior relevância, para nossos clientes, negócios, sociedade e meio ambiente. Em 2021, contratamos a Accountability, uma empresa de consultoria independente de ESG, a fim de nos apoiar na atualização de nossa avaliação da materialidade para identificar os tópicos de sustentabilidade mais importantes para focarmos.
Os tópicos identificados como a maioria dos materiais para nossos negócios em nossa avaliação de materialidade de 2021 são mostrados na matriz abaixo, que destaca os aspectos de acordo com a prioridade e a relevância para a Tetra Pak e as partes interessadas externas. A atualização da materialidade de 2021 se baseia na avaliação anterior de 2019 da Tetra Pak, de acordo com os padrões GRI, e cria uma base para nossos relatórios de sustentabilidade.
Como uma empresa líder mundial em soluções de processamento e envase de alimentos com negócios em processamento de alimentos e embalagens, há muitos tópicos de sustentabilidade a serem abordados e oportunidades a serem exploradas. Como parte de nossa abordagem de sustentabilidade, realizamos uma avaliação de materialidade a cada dois anos, aplicando o princípio de materialidade da Global Reporting Initiative (GRI). Isso garante que nos mantenhamos atualizados com as mudanças nas prioridades de sustentabilidade e que continuemos nos concentrando nas áreas que geram o maior impacto positivo para nossos clientes, negócios, sociedade e meio ambiente. Realizamos nossa mais recente atualização de avaliação de materialidade em 2021 com a AccountAbility, uma empresa independente de consultoria de ESG.
A atualização identificou 14 tópicos como a maioria dos materiais. Esses são apresentados na matriz abaixo, que destaca os aspectos de acordo com a prioridade e relevância para a Tetra Pak e as partes interessadas externas. A atualização de materialidade de 2021 baseia-se na avaliação anterior de 2019 da Tetra Pak, alinhada com as estruturas da GRI, e cria uma base para o Relatório de sustentabilidade de 2022 da Tetra Pak.
Essa matriz visualiza os principais aspectos materiais de acordo com sua relevância para a Tetra Pak e as partes interessadas externas, e seu nível de prioridade e oportunidade (permanecer em foco/maior visibilidade/aspectos novos e aprimorados).
Também atribuímos os ODS (Objetivos de desenvolvimento sustentável) mais relevantes para cada pilar da marca (Alimentos, Pessoas e Planeta). Esse foco nos ODS se baseia em nosso compromisso constante com o Pacto Global da ONU e seus dez princípios, do qual somos signatários desde 2004.
A sustentabilidade é um dos quatro pilares da estratégia de nossa empresa para 2030, que guiará nossa empresa na próxima década. Como parte de nossa transformação interna de sustentabilidade, estamos incorporando totalmente o tema em todas as nove unidades de nossos negócios e os recursos, processos, sistemas e dados necessários para criar uma cultura na qual todos os nossos funcionários possam ter uma maior compreensão, atendimento e impacto. Monitoramos continuamente nosso progresso de sustentabilidade ambiental e social e revisamos nossas metas e ações para garantir que elas cumpram nossas ambições e estejam alinhadas com as melhores práticas e a ciência mais recente.
A direção geral de sustentabilidade da Tetra Pak, incluindo ambições, metas e compromissos, é liderada pela equipe de liderança de sustentabilidade e comunicações, presidida pelo vice-presidente executivo de sustentabilidade e comunicações do Grupo Tetra Pak, e governado pela equipe de liderança executiva (ELT), presidido pelo presidente e CEO da Tetra Pak.
A verificação é essencial para o nosso processo de sustentabilidade. Nossas práticas e desempenho são verificados externamente, e os dados de emissão de gases do estufa (GEE) dos escopos 1, 2 e 3 da Tetra Pak receberam garantia limitada de terceiros desde 2013. Nosso Relatório de sustentabilidade é preparado de acordo com os padrões GRI, o modelo internacional e independente mais amplamente adotado para Relatório de sustentabilidade. Veja nosso relatório de inventário de gases do efeito estufa e o Índice de conteúdo de GRI do ano fiscal de 2022.
Também temos um Painel consultivo, formado em 2020, para aconselhar em nossa estratégia de sustentabilidade dentro dos negócios, da indústria em geral e além. O painel é composto por quatro consultores externos independentes, que foram selecionados com base na gama de experiência e conhecimentos considerados necessários para moldar e informar uma agenda de sustentabilidade pioneira que nos ajudará a atingir nossos objetivos de sustentabilidade, incluindo nossa ambição final de criar a embalagem de alimentos mais sustentável do mundo2.
“Ação coletiva, produtos e modelos operacionais inovadores e parcerias não convencionais serão necessários para acelerar o ritmo atual de mudança em direção a um amanhã mais sustentável.”
1O termo “sistemas de alimentos” se refere a todos os elementos e atividades relacionados à produção e ao consumo de alimentos e seus efeitos, incluindo econômicos, saúde e impactos ambientais (OECD, https://www.oecd.org/food-systems, 2023).
2Isso significa criar embalagens cartonadas que são totalmente feitas de materiais renováveis ou reciclados, de origem responsável, ajudando a proteger e restaurar o clima, os recursos e a biodiversidade do nosso planeta; contribuindo para a produção e distribuição neutras em carbono; são convenientes e seguras, ajudando assim a permitir um sistema de alimentos resiliente; são totalmente recicláveis.