Os sistemas alimentares mundiais precisam de uma mudança urgente

Os números falam por si: 2,4 mil milhões de pessoas têm muitas dificuldades em ter acesso a comida suficiente1, os sistemas alimentares são responsáveis por mais de 1/3 das emissões globais de gases com efeito de estufa2 e mais de 1/3 dos alimentos são desperdiçados3. Os sistemas alimentares têm um impacto significativo nos limites planetários4, os limites ambientais críticos dentro dos quais a humanidade pode operar com segurança. Por isso é necessária uma mudança urgente.

Trabalhamos em conjunto com os vários stakeholders, incluindo clientes, governos, parceiros estratégicos, indústria alimentar e outras entidades, para garantir maior segurança alimentar e reduzir o desperdício alimentar. Melhoramos os meios de subsistência e aumentamos o acesso aos alimentos. O objetivo é que, em conjunto, seja possível desenvolver sistemas alimentares mais sustentáveis, resilientes e equitativos, em todo o mundo, para as gerações futuras.

A nossa contribuição

O processo e embalagem de alimentos são essenciais para a transformação dos sistemas alimentares. Com a nossa presença internacional e com as soluções integrais que disponibilizamos, podemos desempenhar um papel fundamental para Alimentar o futuro.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

 

A nossa contribuição

O processo e embalagem de alimentos são essenciais para a transformação dos sistemas alimentares. Com a nossa presença internacional e com as soluções integrais que disponibilizamos, podemos desempenhar um papel fundamental para Alimentar o futuro.

 

Assista ao vídeo e saiba mais.

 

Quatro caminhos essenciais para promover a mudança

Estamos empenhados em promover a mudança e ser uma influência positiva na forma como os sistemas alimentares podem funcionar no futuro. Após um processo de consulta, com o objetivo de encontrar formas de transformar ambições em ações, identificámos quatro caminhos essenciais. Juntamente com as nossas cadeias de valor, acreditamos que estes caminhos podem estar alinhados e contribuir para os objetivos estabelecidos pela Coligação sobre Alimentos e Utilização dos Solos5.

Artistic illustration man with straw hat

Possibilitar a transição para uma produção láctea mais sustentável6

A indústria láctea desempenha um papel importante na subsistência da população, na segurança alimentar e na nutrição. Trabalhamos em proximidade com a cadeia de valor dos produtores lácteos de todo o mundo para abordar os desafios ambientais, por exemplo, através da redução das emissões de gases com efeito estufa.

Artistic illustration woman and people in various situations

Inovação aplicada a novas fontes de alimentos

Juntamente com start-ups inovadoras, meios académicos e a indústria alimentar, alavancamos técnicas e tecnologias de última geração para explorar e trazer para o mercado novas fontes de alimentos que tenham o potencial de alimentar uma população em constante crescimento e, simultaneamente, utilizar menos recursos naturais.

Artistic illustration man and people in various situations

Reduzir o desperdício alimentar

A nossa contribuição para reduzir o desperdício alimentar tem duas vertentes: desenvolver tecnologias de processo de alimentos para ajudar a reduzir o desperdício alimentar durante a produção, incluindo novas soluções para transformar fluxos secundários em produtos de valor acrescentado. As nossas soluções de embalagem assética também ajudam a reduzir o desperdício alimentar, já que mantêm os produtos perecíveis seguros por mais tempo.

Artistic illustration and people in various situations

Aumentar o acesso a uma nutrição segura através de embalagens para alimentos sustentáveis7

Durante décadas, a nossa tecnologia de processo e embalagem assética tornou possível proteger os alimentos perecíveis, já que permite prolongar a vida útil, uma característica que garante o acesso a alimentos essenciais em todo o mundo. Continuamos a desenvolver e a promover soluções de embalagens para alimentos sustentáveis que minimizem o impacto ambiental, preservem a qualidade dos alimentos e melhorem o acesso a alimentos seguros.

Os nossos objetivos para 2030

Definimos objetivos mensuráveis vinculados aos nossos quatro caminhos, que evidenciam o papel que desempenhamos na transformação dos sistemas alimentares para promover a mudança.

O futuro dos sistemas alimentares

Como os sistemas de alimentos globais poderão sustentar melhor o nosso planeta e a sua população até 2040? Colaboramos com a EY-Parthenon em uma série de white papers que explora as oportunidades, os principais facilitadores e os fatores críticos de sucesso para um futuro preferencial até 2040, e descreve as áreas de foco global e ações coletivas para acelerar a transição.

Ações e soluções

Leitura adicional

Woman eating salad chart illustration

Qual o futuro da saúde e da nutrição?

Qual o futuro da saúde e da nutrição?

Para saber o que realmente pensam os consumidores sobre as últimas inovações em alimentação e quais as prioridades no futuro quando se trata de saúde e hábitos alimentares, entrevistámos 5.000 consumidores juntamente com especialistas em alimentação e bebidas de todo o mundo.

Collage, people, figures and charts

O nosso compromisso com o futuro, Relatório de sustentabilidade

O nosso compromisso com o futuro, Relatório de sustentabilidade

Nosso Relatório de sustentabilidade anual fornece uma visão abrangente de como estamos colaborando em todo o mundo para contribuir para o desenvolvimento sustentável da indústria de alimentos e bebidas, e detalha o nosso desempenho em matéria de sustentabilidade. Saiba mais sobre as nossas ações e o nosso progresso.

Food in a bowl

O potencial dos novos alimentos8

O potencial dos novos alimentos8

As novas tecnologias alimentares, como a biomassa e a fermentação de precisão, oferecem um grande potencial para alimentar uma população em crescimento e minimizar a utilização de terrenos agrícolas e de animais na produção. Colaboramos com uma rede internacional de stakeholders dos setores público, privado e académico para desenvolver a inovação de novos alimentos.

Senegal farmer with cows

Garantir a segurança alimentar

Garantir a segurança alimentar

A segurança alimentar abrange os diversos e complexos fatores e sistemas que descrevem a nossa relação com a comida, incluindo impactos económicos, ambientais e de saúde. À medida que a população aumenta e as alterações climáticas aceleram, precisamos de melhorar todos os elementos da cadeia alimentar mundial para garantir a segurança alimentar no futuro.

Formulário de contacto

Homem e duas mulheres em reunião

Preencha o formulário com os detalhes da sua questão. Entraremos em contato consigo com a maior brevidade possível.

Objetivo do contato

Selecione uma ou mais opções
  • 1
  • 2
  • 3

Etapa 1 de 3

Formulário de contacto

Resumo

Objetivo do contato

Informações de contato

Digite seu nome
Digite seu sobrenome
Selecione o país/região
  • 1
  • 2
  • 3

Etapa 2 de 3

Formulário de contacto

Resumo

Objetivo do contato
Nome
Sobrenome
E-mail
País/localização
Aconteceu algo errado. Tente novamente.

Como posso ajudar?

Insira a informação nesse campo

Ao enviar este formulário, você confirma que leu e concorda com a Política de privacidade da Tetra Pak.

  • 1
  • 2
  • 3

Etapa 3 de 3

Agradecemos pelo seu contato!

Notas de rodapé

1Objetivo 2: Fome Zero: desenvolvimento sustentável das Nações Unidas

2Food systems are responsible for 34% of global anthropogenic GHG emissions. (Os sistemas alimentares são responsáveis por 34% das emissões antropogénicas globais de gases com efeito de estufa.) (2021), Crippa, M. et al. Fonte: https://www.nature.com/articles/s43016-021-00225-9

3WWF 2022 https://www.saveonethird.org

4Definição: As fronteiras planetárias são uma estrutura para descrever os limites dentro dos quais a humanidade pode continuar a se desenvolver e prosperar Rockström, Johan; Steffen, Will; Ninguém, Kevin; Persson, Åsa; Chapin, F. Stuart; Lambin, Eric F.; Lenton, Timothy M.; Scheffer, Marten; Folke, Carl; Schellnhuber, Hans Joachim; Nykvist, Bjorn (2009). "A safe operating space for humanity" (Um espaço operacional seguro para a humanidade). Nature. 461 (7263): 472–475.

5Food and Land Use Coalition | Instituto de Recursos Mundiais (wri.org)

6Definição: A indústria sustentável de laticínios é definida como uma indústria de laticínios que liberta menos gases com efeito de estufa por introduzir tecnologias, equipamentos e melhores práticas na produção e processo para preservar a segurança nutricional e sustentar mil milhões de vidas no futuro, e ajuda a garantir um futuro para todos nós. Leia mais sobre na plataforma Global Dairy

7A embalagem sustentável é definida como uma embalagem que atinge os seus requisitos funcionais com um impacto ambiental mínimo, que é feita de materiais renováveis ou reciclados de origem responsável, é reciclável e tem uma pegada de carbono reduzida em relação ao fabrico, produção, transporte e reciclagem.

8Fontes de novos alimentos é um termo abrangente que se refere a qualquer ingrediente alimentar sem um histórico estabelecido de consumo humano, ou ingredientes feitos de novos processos inovadores. Também chamados em inglês de “novel foods”. Definições legais específicas variam em cada região.